14 de maio de 2014

Senador paraibano vai presidir a CPI da Petrobras

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) foi eleito nesta quarta-feira (14) presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras instalada no Senado para apurar denúncias relacionadas à estatal.
Em 2012, Vital do Rêgo comandou a CPI do Cachoeira, que investigou as relações do bicheiro com políticos e autoridades.
O líder do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel (PT-CE), foi indicado para relator da CPI da Petrobras, e o senador Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP) ocupará a vice-presidência.
Com a definição dos dirigentes da CPI, a comissão está formalmente instalada e poderá, a partir de agora, dar início às investigações.
As demais vagas da base aliada na comissão serão ocupadas pelos senadores Valdir Raupp (PMDB-RO), Ciro Nogueira (PP-PI), Aníbal Diniz (PT-AC), Humberto Costa (PT-PE), Acir Gurgacz (PDT-RO) e Gim Argello (PTB-DF).
A oposição se recusou a indicar nomes de seus representantes no colegiado. Os oposicionistas defendem a instalação de uma comissão mista (senadores e deputados), para apurar as suspeitas que envolvem a Petrobras. A alegação é de que, por dispor de maioria no Senado, o governo terá condições de controlar o andamento das investigações.