15 de abril de 2014

Câmara de Parnamirim realiza audiência pública sobre VLT

Uma audiência pública na Câmara Municipal de Parnamirim nesta segunda-feira (14) discutiu a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Região Metropolitana de Natal. A técnica da CBTU/Natal, Dulce Albuquerque, detalhou como se dará a expansão do sistema, elaborada pelo órgão em conjunto com consultores da UFRN.
“Partimos da premissa de que o projeto vai tornar o sistema moderno, eficiente, seguro e efetivamente integrado à região metropolitana. Também serão criados novos destinos para possibilitar a integração modal”, disse Dulce.
Serão construídas 30 novas estações, das quais 26 serão de parada e as outras quatro de integração. A via férrea será modernizada e as passagens de nível, rodoviárias e de pedestres serão ordenadas e automatizadas para oferecer melhor segurança nas travessias. Os intervalos entre uma viagem e outra serão de 15 minutos e a expectativa é transportar 50 mil passageiros/dia e uma das possibilidades é incluir o campus da UFRN, cuja pesquisa identificou uma demanda de cerca de 60 mil passageiros.
O propositor da audiência, o vereador Geovani Júnior (PSD) falou que o objetivo da audiência foi para abrir o debate sobre a questão e que as sugestões serão encaminhadas para melhorar o projeto.
Os vereadores defenderam que os bairros de Nova Parnamirim, Boa Esperança e Cajupiranga fossem também contemplados pelo projeto de VLT em uma etapa futura.