7 de março de 2014

Vereadores de Natal resistem à extinção de secretarias

Entre os vereadores das bancadas de oposição e da base aliada, há intenção de modificar o projeto de reforma administrativa do prefeito Carlos Eduardo. Um dos pontos que enfrenta resistência envolve a extinção de secretarias.
Ontem, durante audiência pública na Câmara Municipal para discutir a reforma, vereadores se posicionaram contra a incorporação da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Semul) à de Trabalho e Assistência Social (Semtas), bem como a retirada da nomenclatura “Juventude” da Sejel, que, pela proposta do Executivo,  voltaria, a se chamar Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEL).
“O projeto tem pontos pacíficos e outros polêmicos, que devemos aprimorar, como a extinção da Secretaria para as Mulheres, que foi um avanço em relação ao direito feminino e os vereadores não concordam com isso”, afirmou o vereador Ubaldo Fernandes (PMDB).
Para o vereador Hugo Manso (PT), é preocupante a metodologia de extinção de alguns órgãos, como a transformação em coordenadorias da Secretaria da Mulher e a consequente absorção do órgão pela Semtas. Ele também criticou a modificação na Secretaria da Juventude.
O projeto de reforma administrativa da prefeitura de Natal vai tramitar na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e ainda passará à análise da Comissão de Fiscalização e Finanças antes de ir à votação em plenário.