25 de março de 2014

Criminalistas divulgam manifesto contra revisão do Código Penal

Professores, magistrados, advogados, defensores, membros do Ministério Público e juristas, na ocasião da homenagem à vida e obra do doutor e juiz da Corte Constitucional Alemã Winfried Hassemer, em Congresso realizado na Escola da Magistratura do Rio de Janeiro, nos dias 20 e 21 de março de 2014, divulgaram manifesto de repúdio ao texto revisado do Projeto de Lei 236, objeto de parecer de autoria do senador Pedro Taques.
No manifesto, a tida como “conteúdo absolutamente incompatível com os princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito".
O texto que precedia a revisão, produto dos esforços da chamada “Comissão Sarney”, foi, desde cedo criticado por criminalistas de todo o país, especialmente por suas grosseiras deficiências técnicas, em boa medida determinadas pelo Programa de Política Penal que tem por base, tão conhecido quanto atrasado.
O grupo denuncia que, após sucessivos encontros com especialistas em Direito Penal, o trabalho de revisão coordenado pelo senador Pedro Taques permanece inalterado, sem a possibilidade de promover e incrementar seus vícios primitivos mais evidentes.