3 de fevereiro de 2014

Justiça decreta prisão do filho do cineasta Eduardo Coutinho

O corpo do documentarista Eduardo Coutinho foi enterrado nesta segunda-feira, às 16h30, no cemitério São João Batista, no Rio, sob muitos aplausos, dos cerca de 300 amigos e admiradores. No momento do sepultamento foi puxada a saudação 'companheiro Eduardo Coutinho, presente!'.
A Justiça do Rio decretou, neste domingo (2), a prisão preventiva de Daniel de Oliveira Coutinho, de 41 anos, acusado de ter esfaqueado o pai, o cineasta Eduardo Coutinho, de 80, e a mãe, Maria das Dores Oliveira Coutinho, de 62, no apartamento da família, na zona sul do Rio de Janeiro. A prisão foi decretada no plantão judiciário, pela juíza Nathalia Calil Miguel Magluta.
"A prisão mostra-se formal e materialmente legal, não sendo caso de relaxamento. Quanto à conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva, entendo que assiste razão à autoridade policial e ao Ministério Público, sendo, por ora, necessária a custódia cautelar do indiciado. Com efeito, à luz dos elementos informativos contidos na comunicação da prisão em flagrante do indiciado, entendo que sua prisão preventiva deve ser decretada para a garantia da ordem pública, da futura aplicação da Lei Penal e da futura instrução criminal, havendo diversas diligências policias ainda pendentes de realização com vistas à integral instrução da causa", escreveu a magistrada em sua decisão.