14 de janeiro de 2014

Sete cidades do Sertão da PB vivem colapso no abastecimento d´água

Pelo menos sete cidades do Sertão da Paraíba estão sofrendo colapso no abastecimento d'água desde o início deste ano por conta da seca e a empresa de abastecimento do estado, a Cagepa, teve que suspender as contas 66 mil moradores.
Os municípios onde não há mais água nos mananciais para serem distribuídas nas torneiras das moradias são Triunfo, Carrapateira e São João do Rio do Peixe, na região de Cajazeiras, a 468 quilômetros de João Pessoa; Nazarezinho, na região de Sousa, a 427 quilômetros da Capital; e Taperoá, Emas e Imaculada, na região de Patos, a 320 quilômetros de João Pessoa.
De acordo com o gerente regional da Cagepa em Cajazeiras, Cleudismar Alexandre, não há mais como levar água aos moradores dessas cidades e se não chover até maio de 2015, o suficiente para que os mananciais acumulem água, o colapso poderá atingir até 80% das cidades do Sertão do estado.
Na região de Patos, são três cidades que entraram em colapso, mas a perspectiva é de que daqui a mais três ou quatro meses, a cidade de Princesa Isabel que possui 21 mil habitantes, também estará na lista dos municípios sem abastecimento da Cagepa.
Nos maiores municípios do Sertão, a população vem sofrendo racionamento. Em Patos, por exemplo, que possui mais de 100 mil habitantes, a cidade foi dividida em quatro setores. Cada um deles recebe água durante três dias e passa um dia sem o fornecimento.
Na região de Sousa, a população da cidade de Nazarezinho não está mais recebendo água nas torneiras desde que as comportas do açude Engenheiros Avidos, conhecido como Boqueirão, foram fechadas devido à baixa no reservatório.
O manancial que tem capacidade para acumular 255 milhões de metros cúbicos de água está apenas com pouco mais de 30 milhões, ou seja, 12% da capacidade total, conforme dados da Aesa.