26 de janeiro de 2014

Presidente do PT confirma que aliança com o PSB está descartada

O presidente nacional do PT, deputado Rui Falcão, confirmou que a deputada federal Fátima Bezerra é o nome escolhido do partido para disputar o Senado. Ele disse que nas negociações locais, os petistas buscarão a indicação da candidata a senadora.
Durante entrevista coletiva, que começou com 50 minutos de atraso, Rui Falcão disse que os petistas farão alianças apenas com os partidos que apóiam a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Ele descartou qualquer participação da legenda em um palanque onde estejam partidos com candidatos próprios a presidência da República, que não seja Dilma. 
Neste caso, aqui no Rio Grande do Norte inclui o PSB, partido comandado pela vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria.
“Os partidos que participam do nosso governo são nossos parceiros preferenciais para construir esse palanque. Não é palanque qualquer, é mostrar para população que a prioridade da eleição é o projeto que iniciamos em 2003 com o presidente Lula”, disse o líder petista.
Rui Falcão ressaltou que Fátima Bezerra unifica o PT potiguar. O presidente nacional da legenda evitou falar em chapa “puro sangue”. Ele disse que o aliado preferencial é o PMDB, porque tem a indicação do candidato a vice na chapa de Dilma Rousseff.
O presidente nacional petista, em tom de desabafo, disse que o partido não aceitará submissão ou menosprezo do seu poder eleitoral. “Vamos ter o nome da companheira Fátima para o debate com os aliados dizendo que o PT tem força eleitoral, tem militância, tem uma canddiatuada com mandato muito apoiado pelo voto popular. É o nome que temos. Não estamos fazendo imposição, mas não aceitamos submissão e nem menosprezo as nossas lideranças e propostas”, disse.
Rui Falcão foi contundente ao afirmar que a única condição para o PT integrar palanque é que todos participem da reeleição de Dilma Rousseff. O presidente nacional petista lembrou que está fazendo um circuito de viagens pelo país para construir os palanques.
Sobre a informação que chegou a circular no Estado de que o apoio do PSD nacional ao projeto do PT teria passado por um condicionante dos petistas estarem no palanque de Robinson Faria no Estado potiguar, Rui Falcão negou. Ele disse que o PSD fechou o apoio sem “fazer imposições”.