15 de janeiro de 2014

MEC fecha a Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro

O MEC (Ministério da Educação) confirmou o fechamento de duas universidades cariocas, a Faculdade Gama Filho e o Centro Universitário da Cidade, no início da noite desta segunda-feira (13).
Desde o ano passado as duas instituições, que são controladas pelo grupo Galileo Administração de Recursos Educacionais, passam por problemas financeiros.
O MEC explicou que a decisão de fechar as faculdades "preserva os interesses dos alunos", que devem ser transferidos para outras universidades em cinco dias.
Em 2012, o MEC começou a investigar denúncias de irregularidades na Gama Filho e no Centro Universitário da Cidade. No início do ano passado, o órgão instaurou um  processo formal de investigação.
A crise se agravou com a deflagração de greve de professores, funcionários e estudantes por falta de pagamento dos salários e a precarização das condições de ensino.
Em nota, o MEC explicou que o agravamento da crise das duas instituições nos últimos anos motivou  um conjunto de medidas de supervisão em 2012 e 2013, com o objetivo da superar as deficiências. Como as universidades não conseguiram promover as mudanças solicitadas, o Ministério optou pelo fechamento.