17 de dezembro de 2013

Parnamirim comemora hoje 55 anos de emancipação política

Parnamirim está em festa. Nesta terça-feira (17) a cidade está comemorando 55 anos de emancipação política. A data é feriado municipal, quando uma vasta programação será cumprida para festejar a data.

Conurbada à capital, Parnamirim vive um intenso crescimento econômico, especialmente no setor imobiliário, se tornando uma verdadeira extensão de Natal.

 O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do município, segundo dados da ONU em 2010, é de 0,7666 , considerado "alto" segundo os critérios da mesma, estando na primeira posição naquele ano entre os municípios do estado, à frente, incluse, da capital, Natal, em segundo lugar. Isso faz com que o Rio Grande do Norte seja o único estado da Região Nordeste no qual a capital não é o município com o melhor IDH, segundo dados de 2006.

O município abriga o principal aeroporto do estado, além de ser sede do Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno, primeira base do tipo no país.

Pontos turísticos como o maior cajueiro do mundo e as praias de Cotovelo e Pirangi do Norte, somando por abrigar eventos e shows musicais durante a alta estação, fazem da cidade um dos principais destinos turísticos do estado.

Emancipado de Natal no ano de 1958, Parnamirim é reconhecida internacionalmente como "Trampolim da Vitória", tendo fortes ligações históricas com a Segunda Guerra Mundial quando se tornou sede da então base aérea americana Parnamirim Field — hoje Base Aérea de Natal — devido à sua localização estratégica global, servindo de ponto da partida de muitas aeronaves americanas, de todos os tipos, para levar tropas para o front da África.