8 de novembro de 2013

Museu do Vaqueiro é atração em São José de Mipibu

O Museu do Vaqueiro é um espaço que reúne grande acervo sobre a cultura sertaneja em textos, fotos e peças originais, lembrando nomes regionais e locais que contribuíram para pesquisa e manutenção da cultura sertaneja.

O Museu está localizado na Fazenda do Bonfim, município de São José do Mipibu, na Grande Natal.

No espaço, os visitantes têm acesso a um acervo sobre a cultura sertaneja em textos, fotos e peças originais, lembrando nomes regionais e locais que contribuíram para pesquisa e manutenção da cultura sertaneja, como o escritor e estudioso da temática sertaneja Oswaldo Lamartine; e o poeta e rabequeiro Fabião das Queimadas, entre muitos outros. 
Os visitantes encontrarão uma estrutura que reproduz um típico casarão sertanejo, com um primeiro andar em sótão, além de um espaço dedicado a Luiz Gonzaga.

O espaço começou a ser idealizado em 2001, época em Marcos Lopes inscreveu o projeto na Fundação José Augusto, o qual foi incluído por 12 meses na Lei Câmara Cascudo.

O prédio foi erguido inicialmente com recursos próprios, já que apenas em setembro deste ano o projeto ganhou patrocínio da Cosern/Neoenergia.
O folclorista e agrônomo Marcos Lopes, proprietário do museu, diz que este é o maior acervo da Cultura Nordestina. O Museu também incentiva a música popular nordestina e mantém a Escola Sanfônica que abriga alunos da região.