A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pretende incluir nos próximos editais a obrigação das operadoras oferecerem sinal de celular nas principais estradas do país. A regra valeria, inclusive, para a frequência de 700 MHz, a próxima a ser leiloada para a banda larga móvel 4G.
De acordo com o presidente da agência, João Rezende, a medida deve melhorar a cobertura de voz e de dados, facilitando também a implementação da tecnologia 4G-- que permite download dez vezes mais rápido que a 3G. "É preciso ampliar a cobertura. Pelo menos nas principais estradas do país é necessário ter sinal de celular", disse.
Segundo ele, a obrigação não deve afetar o recente leilão da frequência de 2,5 GHz, mas estará presente na faixa de 700 MHz, de uso exclusivo das TVs abertas para transmissão de seus sinais (do canal 2 ao 69).
O governo pretende realizar o leilão da frequência de 700 MHz no próximo ano. "Vamos iniciar esse processo de discussão junto com o ministério das Comunicações", completou Rezende.
A cobertura na faixa de 700 MHz é até 15 vezes maior que a banda larga na faixa de 2,5 GHz.
Nos bastidores, as empresas de telecomunicações e as emissoras de TV vêm travando um duelo para ver quem vai arcar com a conta da transição da TV analógica para a digital.
Hoje, 90% das residências do país têm aparelhos analógicos para recepção da chamada TV aberta, na faixa de 700 MHz.