19 de julho de 2012

ETE da Liberdade será inaugurada nesta sexta-feira


A Prefeitura de Parnamirim vai promover nesta sexta-feira (20), a partir das 10h, a inauguração da Estação de Tratamento, localizada na Avenida Olavo Montenegro, Estrada de Cajupiranga. A ETE irá beneficiar cerca de 15 mil pessoas

O sistema da Estação é totalmente automatizado, com capacidade para tratar 2,2 milhões de litros de esgoto por dia. O controle do processo é feito numa tela de lead de 12” (doze polegadas).

Caso aconteça uma sobrecarga em um disjuntor, por exemplo, o alarme soa e o operador, rapidamente, identifica o problema e sua causa, para em seguida saná-lo. A regulagem das válvulas também é programada de forma automatizada.

A Estação de Tratamento de Esgotos (ETE Liberdade) usa a tecnologia do sistema aeróbio de efluentes. O sistema será operado pela Caern, detentora da concessão dos serviços de águas e esgotos do Rio Grande do Norte.

A segunda etapa do esgotamento sanitário está sendo executada na Bacia do Centro de Parnamirim. O sistema condominial do bairro de Liberdade custou, a preços atualizados, cerca de R$ 7,6 milhões, dos quais R$ 4 milhões oriundos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o restante da Prefeitura de Parnamirim.