A pesar da governadora Rosalba Ciarlini haver afirmando na manhã de hoje de que soube da cogitação do nome da enfermeira Elizabeth Carrasco para a Secretaria Estadual de Saúde ”pela imprensa”, o fato existe. A indicação de Elizabeth é do DEM (leia-se senador José Agripino).
Ex-diretora do Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, a enfermeira Elizabeth Carrasco tem experiência administrativa na área da Saúde. Ela foi secretária em Parnamirim, na gestão de Agnelo Alves, de 2006 a 2008; e em Nova Cruz , de 2009 a 2011.
Com a chegada de Rosalba Ciarlini ao Governo foi nomeada diretora do principal hospital da rede estadual no município da Grande Natal e deixou o cargo porque pretendia concorrer a uma das vagas da Câmara Municipal de Parnamirim pelo DEM. Também foi diretora da Maternidade do Divino Amor, em Parnamirim, e é professora da UnP.
Funcionária de carreira do Estado há mais de 25 anos, Elizabeth Carrasco negou que tivesse algum convite oficial: "Não tive nenhum convite oficial, só ouvi falar dessa possibilidade por terceiros, mas for confiada a mim essa missão aceitarei".
Já foram cinco os convidados para assumir a Secretaria de Saúde, sem sucesso. Antes da cogitação de Elizabeth, foram sondados o oncologista Marcos Leão; o diretor do Hospital Onofre Lopes, Ricardo Lagreca; o presidente da Unimed/Natal, Antônio Araújo; o coordenador Estadual das Urgências e Emergências (Samu Metropolitano); e o diretor do Hospital do Coração, Nelson Solano. Um novo também ventilado foi o do diretor geral do Hospital Santa Catarina, o médico Isaú Gerino Vilela.
A Sesap está sem o secretário titular desde o início de maio, quando o médico Domício Arruda Câmara foi exonerado. Desde então a instituição está sob o comando da adjunta, Dorinha Burlamaqui, que não tem se mostrado satisfeita com a demora da chegada de um novo titular.