27 de abril de 2018

Falta vacina contra gripe em vários municípios do RN

A campanha de vacinação contra a gripe começou na segunda-feira (23) e, já na quarta-feira (25), houve falta de vacina em alguns postos de Natal, Parnamirim e vários municípios do RN.
As pessoas que buscam as unidades de saúde para se vacinar contra a gripe estão com dificuldade para encontrar as doses e precisaram enfrentar grandes filas, como ocorreu na manhã desta quinta-feira (26).
De acordo com usuários, unidades da região metropolitana também estavam sem doses de vacina contra a gripe. É o caso do posto da Coophab, em Parnamirim, e as unidades de Cidades das Flores e Cidade das Rosas, em São Gonçalo do Amarante.
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), responsável pela distribuição das vacinas para todos os municípios potiguares, confirmou que recebeu até agora 35% das doses esperadas para o estado, o que representa 319 mil vacinas. Essa distribuição normalmente já é fracionada. Um lote com mais 15% do total deve chegar na próxima segunda-feira (30).
Por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina é a trivalente e protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B.