14 de agosto de 2017

SUS oferece exames importantes para preservar a saúde do homem

A rede pública de saúde oferece uma série de exames e outros procedimentos fundamentias para a saúde do homem. Nos postos e hospitais, eles podem realizar testes e consultas para verificar o estado da saúde e receber recomendações de como ter uma vida saudável.
Os homens cuidam menos da própria saúde que as mulheres, e vivem em média 7,2 anos a menos que elas no Brasil. Dados do Ministério da Saúde indicam que, em 2005, 31% dos homens não possuíam o hábito de ir ao médico e, desses, 55% afirmaram que não precisavam.
A obesidade (57%), o alcoolismo (57%) e o tabagismo (13%) são os problemas de saúde mais comuns entre eles. As principais causas de morte são as externas, como acidentes de trânsito, trabalho e violência; seguidas por doenças do aparelho circulatório, como infarto, e tumores.
O homem pode fazer, gratuitamente, no Sistema Único de Saúde (SUS), exames de rotina como sangue (hemograma e dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicerídeos, glicemia e insulina); aferição de pressão arterial, verificação de peso e cálculo de IMC (índice de massa corporal); função pulmonar (indicada aos fumantes); pesquisa de antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HBsAg); e teste de detecção de sífilis, pesquisa de anticorpos anti-HIV e dos vírus da hepatite C.