21 de agosto de 2017

Igreja Evangélica é condenada a pagar R$ 100 mil de indenização a adolescente

A Justiça do Trabalho na Paraíba condenou a Igreja Mundial do Poder de Deus, em João Pessoa, a pagar indenização de R$ 100 mil, por exploração e trabalho infantil, a um adolescente de 17 anos.
Quando começou a prestar serviços na igreja, o jovem tinha 14 anos e ficou lá até os 17. Ele fazia todo tipo de trabalho, como limpar banheiro, organizar o salão, fazer faxina, realizar pregações e arrecadar dinheiro.
Segundo ele, os serviços começavam às 7h da manhã e se encerrava às 23h. Ele ainda foi encarregado de tomar conta de igrejas em bairros pequenos da Capital, e também em cidades do interior.
O jovem, que não teve o nome revelado, disse que ainda era obrigado a cumprir metas e quando isso não acontecia era reduzido de patamar e voltava para a sede, onde era punido. Ele ainda abandonou a escola e passou a se dedicar integralmente e a morar na igreja. Só podia ver a família com autorização do pastor. Um áudio foi gravado pelo jovem, onde o fato foi comprovado pelo MPT.
De acordo com o procurador do Ministério do Trabalho, Eduardo Varandas, este caso não é isolado e há muitas queixas de exploração e trabalho infantil em igrejas e entidades sem fins lucrativos, com a justificativa de se tratar de trabalho voluntário.