18 de agosto de 2017

Em profunda crise, Portuguesa pode "sumir" do cenário nacional em 2018

Poucos clubes em todo o planeta vivenciaram uma queda tão vertiginosa como a Associação Portuguesa de Desportos de São Paulo.
Até alguns anos atrás, foi um dos cinco grandes do futebol paulista, sendo o quinto colocado nos diversos rankings paulistas entre as equipes de futebol em atividade, sofrendo uma crise e um declínio no futebol.
Desde o caso Héverton, no final da 2013, a Lusa enfrentou uma série de rebaixamentos anos após ano e pode, inclusive, ficar fora do cenário do futebol em nível nacional para 2018.
O vice-campeonato do Campeonato Brasileiro de 1996, o Campeonato Brasileiro Série B de 2011, as conquistas do Torneio Rio-São Paulo em 1952 e 1955, numa época em que esta competição era a mais importante e competitiva do Brasil, e as 3 conquistas do Campeonato Paulista (a última em 1973), ficaram marcados como os seus mais célebres momentos.
Fundada em 1920, a Lusa, como também é conhecida, já contou com grandes jogadores da história do futebol brasileiro. Djalma Santos, Julinho Botelho, Leivinha, Marinho Peres, Enéas, Roberto Dinamite e Dener, foram só alguns dos grandes futebolistas que jogaram pela equipe paulistana.